segunda-feira, 16 de março de 2015

EU CORRUPTO? IMAGINE...

Uma vez eu almocei em um restaurante e o dono cobrou apenas o almoço,  quando eu já estava quase indo embora,  ele lembrou que não tinha cobrado o refrigerante. Eu paguei, fiquei com vergonha e má fama , pois eu sabia e não disse nada sobre o refrigerante e já ia embora  sem pagá-lo. Deu pra tirar uma lição. Mais adiante, no decorrer da vida,  eu e um colega meu achamos um celular na orla da cidade, no chão e tocando .Ele ficou com o celular, apenas tirou o chip. Eu poderia ter insistido pra ele atender e devolver para o dono. Mas não. Eu fui um cúmplice. Tempos depois eu achei um na rua e esperei o dono ligar pra devolver. Dessa vez eu devolvi. Era um celular simples, mas será se fosse um moderno eu teria devolvido?  Como eu trabalho com gráfica já fiz umas eu e outras vezes atestados médicos  pra quebrar uns galhos de colegas, já fiz um diploma , dessa vez pra ganhar uma grana mesmo .Também já presenciei várias pessoas do ramo gráfico fazendo notas fiscais falsas, carimbos, outros falsificando ingressos pra shows, carteiras de motoristas e gente querendo até fazer dinheiro falso.  Confesso que até assinaturas eu já fiz (ops!), na escola eu fiz isso uma vez pra ganhar ponto. Além de eu tá devendo a tres anos a dona rosa da feira, o seu Francisco  que concertou minha tv velha( já comprei até outra mas não paguei o coitado), ainda devo uns 30 reais a  dona Aparecida das roupas   e um perfume a quase um ano da dona do quarto alugado que moro( ela vai cobrar no dia em que eu sair).E Todas essas continhas eu já poderia ter pago. Também Já ouvi inúmeras vezes uma pessoa falando  sobre um ladrão de celular ou de galinha que foi preso a seguinte frase: - ''Se fosse ao menos pra roubar , que seja pra ficar rico logo, como aqueles assaltantes de banco.'' Então  , nos últimos dias se ouve falar tanto em corrupção que fiquei pensativo, como a gente da uma de malandro durante nossas vidas e as vezes queremos bancar o moralista, parece que a corrupção só é boa quando a gente ta participando. Será se eu estivesse em algum cargo privilegiado eu  aproveitaria pra me beneficiar ou beneficiar amigos e parentes?  há tantas possibilidades. A gente tem consciência, basta querer ouvir ou não.

Nenhum comentário: